Por que fazer um plano de manutenção preventiva de frota?




Tempo de leitura: 06 minutos

Ao considerarmos os custos ao longo da cadeia produtiva, a logística emerge como um dos principais fatores. Para otimizar o processo e reduzir os gastos, é imprescindível implementar um plano eficiente de manutenção preventiva da frota. Além dos benefícios econômicos, essa prática proporcionará maior tranquilidade aos funcionários, que se sentirão mais seguros durante as viagens.

Os principais problemas de não fazer a manutenção preventiva de frota

Existem vários problemas decorrentes da falta de manutenção preventiva de frota. No entanto, muitos gestores carecem de clareza sobre os riscos e perigos associados a essa negligência.

Sem dúvida, o principal risco é o de acidentes. Ao deixar de realizar a manutenção, não apenas coloca-se o condutor em perigo de vida, mas também se compromete a integridade do veículo e a segurança da carga. Em outras palavras, esses são custos que podem ser irreparáveis, como a perda de uma vida, bem como prejuízos significativos para o negócio, como um veículo totalmente destruído ou uma entrega não realizada. Todos esses problemas poderiam ser evitados a um custo consideravelmente menor.

Mas este não é o único problema, ainda podemos elencar outros, como:

  • Aumento de custos com a manutenção – quando não se faz a manutenção preventiva, normalmente o que ocorre é precisar fazer a corretiva. Trata-se daquela que se realiza quando já temos um problema mais grave e que muitas vezes significa trocar peças, além da mão de obra;
  • Veículos com vida útil mais curta – Isso ocorre porque, quando algo está errado, geralmente outras partes também são afetadas durante o processo. Esse acúmulo de problemas não só resultará em constantes defeitos, mas também diminuirá significativamente o valor do veículo caso você deseje vendê-lo.

A melhor maneira de resolver essa situação é, sem dúvida, por meio da implementação de um bom plano de manutenção de frota. A seguir, explicaremos como elaborá-lo de maneira eficiente.

O que é um plano de manutenção de frotas?

De forma simplificada, trata-se de uma planilha detalhada que tem como objetivo de registrar todas as atividades de manutenção, preferencialmente de forma preventiva. Isso inclui criar checklists com a frequência, periodicidade, veículos, peças e materiais.

Dentro desse plano, a manutenção preventiva de frota deve ser incluída, pois trata-se de uma abordagem proativa que visa antecipar possíveis problemas e evitar imprevistos que possam resultar em acidentes ou perdas financeiras. Para elaborar um plano de manutenção de frota eficiente, é necessário incluir os seguintes dados:

1 – Levantamento de todas as informações referentes à frota

Primeiramente, é necessário realizar uma análise minuciosa da frota, conhecida como “pente fino”. O levantamento de dados precisa ser o mais completo possível e incluir todas as informações necessárias para montar o plano de manutenção. Isso inclui, por exemplo, a quilometragem percorrida por cada veículo, tempo de uso, histórico de reparos e substituição de peças, entre outros.

Além disso, é de suma importância conversar com os motoristas, uma vez que eles podem fornecer informações significativas sobre possíveis problemas que os veículos estejam começando a apresentar. A participação dos motoristas não deve se limitar apenas a esse levantamento inicial, mas sim ser uma prática constante, pois são eles geralmente os primeiros a lidar com qualquer defeito.

2 – Encaixar no orçamento a manutenção preventiva de frota, assim como reserva para eventualidades

Aqui temos uma mudança na análise de custos da empresa, pois irão sair aqueles custos com a manutenção corretiva e entrarão os da manutenção preventiva. Deve-se ter em mente que, ainda que os valores sejam menores, fazer a prevenção também terá seu impacto no orçamento.

Só que neste caso, deve-se ter em conta que ao adotar a manutenção preventiva, ocorrerá uma considerável redução nas ocorrências de problemas, acidentes (que podem causar graves consequências ao motorista) e veículos parados por longos períodos para manutenção, entre outros.

Entretanto, não há como impedir em 100% os problemas, pois muitas vezes são situações imprevistas. Sendo assim, é importante que haja uma reserva disponível para eventuais sinistros que exijam uma manutenção corretiva.

3 – Montar um cronograma junto com um plano de manutenção para a frota

Após obter todas as informações relevantes sobre a frota, você poderá montar um plano de manutenção. Primeiramente é preciso ter um histórico, para saber quando foi feita a última revisão, troca de óleo, pneus, etc. Inclusive, muitas montadoras geralmente sugerem determinados períodos o que pode facilitar sua organização.

A partir disso, você poderá definir um cronograma para quando sua frota precisará passar por uma revisão ou eventuais manutenções. É importante observar que os planos devem ser divididos de acordo com a classe dos veículos, pois os veículos pesados e leves possuem esquemas diferentes.

4 – Automação

Por fim, vale citar a importância da automação para poder organizar um plano de manutenção preventiva de frota. O ideal é procurar implementar soluções digitais para o planejamento e colocar de lado as planilhas manuais. Investir em ferramentas que criem um sistema automatizado para todas as etapas de um plano de manutenção, de acordo com suas necessidades e tipo de negócio.

Considerações finais

Ao colocar em prática essas dicas, você poderá obter uma significativa redução nos gastos com manutenções corretivas, evitando assim maiores prejuízos decorrentes de problemas e atrasos nas entregas da frota. E mais importante: você também investirá na satisfação dos funcionários, que se sentirão mais seguros ao saber que você está cuidando da forma correta dos veículos que eles estão conduzindo.

Caso sua empresa ainda não tenha implementado a automação nessa área, gostaríamos de convidá-lo a conhecer o software de gestão de frotas da Lobtec. Essa solução inovadora oferece um amplo conjunto de recursos para o gerenciamento de veículos e todas as diversas demandas envolvidas nesse processo, atendendo empresas de diferentes segmentos.

Entre outras coisas, você terá a gestão de abastecimento e todos os processos que envolvem o setor, o controle eficaz e moderno de Pneus, o controle e verificação de manutenções preventivas e corretivas, disponibilidade e situação atualizada da frota, um check-list veicular abrangente e fácil, e muito mais!

A Lobtec quer ajudar o seu negócio a
crescer. Vamos conversar?

FALE CONOSCO

Presente no mercado de soluções desde 1984, a Lobtec possui hoje um portfólio completo de soluções e serviços especializados para diversos segmentos.

R. Bela Cintra, 756
conj 41 - Consolação
São Paulo - SP
01415-002